terça-feira, 13 de setembro de 2011

Brasileiros marcam e ajudam Milan a arrancar empate contra poderoso Barcelona




Um grande clássico marcou hoje, 13, o início da temporada 2011/2012 da UEFA Champions League. Em campo, 11 títulos da competição continental: sete do Milan e quatro do Barça. O palco do espetáculo foi o estádio Camp Nou. E depois de 90 minutos de muitas emoções, o jogo terminou 2 a 2. Os brasileiros do Milan em campo, Alexandre Pato e Thiago Silva, marcaram para os Rossoneri, enquanto que Pedro e Villa fizeram os gols da equipe catalã.

O Barcelona entrou em campo com dez jogadores dos 11 que foram campeões europeus da temporada passada, apenas com a ausência do zagueiro Piqué. O Milan, por sua vez, tinha como desfalque o sueco Ibrahimovic. A equipe da casa não foi brilhante como costuma ser, tendo uma atuação bem abaixo das que costuma apresentar aos seus torcedores. Os Rossoneros foram guerreiros durante toda a partida e conseguiram, no apagar das luzes, um empate com sabor de goleada.

Relâmpago - A torcida e os jogadores do Barcelona devem estar até agora imaginando o que aconteceu com o time quando o jogo começou. O primeiro gol da partida saiu ainda no acender das luzes. Com apenas 23 segundos de jogo rolando, Alexandre Pato fez boa jogada individual, limpando os dois zagueiros improvisados do Barça, Busquets e Mascherano, e tocando na saída de Victor Valdés, decretando assim o primeiro gol da partida.

Assustado e pressionado, o Barça partiu para cima. Logo a equipe mandante começou a mostrar porque é a atual campeã da competição. O treinador Pepe Guardiola abriu mão de seu 4-3-3, adotando um 3-4-3, dando liberdade a Daniel Alves para atuar no meio campo e recuando Abidal. O resultado das mudanças logo começou a aparecer. O Barça partiu para cima e quase empatou aos nove e 11 minutos, com Abidal e Villa.

Recuperação - Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Este ditado pode resumir o que aconteceu no primeiro tempo. De tanto pressionar, o Barcelona chegou ao empate aos 36 minutos da etapa inicial.  Messi passou por três marcadores e tocou para Pedro, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes do goleiro Abbiati.

Com domínio total do Barcelona, o primeiro tempo terminou com 70% de bola para a equipe catalã. E a seguda etapa iniciou da mesma maneira que a primeira, com o Barcelona dominando as ações da partida. O resultado não poderia ser diferente. Busquets sofreu falta na entrada da área e David Villa cobrou sem chances para o goleiro Abbiati. Assim, aos quatro minutos da etapa final o Barcelona virava o jogo. 

Acabou? - Com a vitória no placar, o Barça seguiu comandando a partida, que caminhava para um final tranquilo para os donos da casa. Quando o cronômetro do árbitro já estava com dois minutos à mais que o tempo regulamentar, eis que uma jogada mudaria os rumos da partida. Aos 47 minutos o Milan ganha um escanteio, que Seedorf cobra na cabeça do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que testou para o gol e decretou o empate na partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário