quinta-feira, 21 de maio de 2009

Seleção brasileira e sua mesmice

PROTESTO

O treinador da seleção brasilera de futebol, Dunga, fez hoje a convocação para os dois próximos jogos das eliminatórias da Copa e para a Copa das Confederações. Alguns jogadores que atuam no Brasil foram convocados: Ramires (Cruzeiro), Victor (Grêmio), André Santos (Corinthians) e Nilmar (Internacional). Até aí tudo bem, esses jogadores já mereciam uma chance na seleção há muito tempo. O resto foi o mesmo de sempre. Os goleiros: Júlio César e Gomes; laterais: Maicon, Daniel Alves e Kléber; zagueiros: Alex, Juan, Lúcio e Luisão; meias: Anderson, Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Elano, Júlio Baptista e Kaká; atacantes: Luís Fabiano, Alexandre Pato e Robinho.


Esta convocação mostra a mesmice que está caindo a seleção brasileira. Gomes foi eleito um dos piores goleiros estrangeiros que já atuaram na terra da Rainha e mesmo assim merece está na seleção, mas Rubinho pegando muito no Genoa não merece. Luisão, que há um bom tempo está caindo de produção está na seleção, mas jovens como Thiago Silva, Miranda e David Luiz não estão. Anderson, que fez um temporada ainda de adaptação no Manchester United foi convocado, mas Denílson do rival Arsenal e que fez uma boa temporada não foi. Gilberto Silva, que foi dispensado pelo Arsenal e acabou parando no Panathinaikos da Grécia, fez uma temporada muito apagada e merece vestir a amarelinha, equanto que Hernanes do São Paulo, e porque não Ederson do Lyon não merecem. Felipe Melo, por causa de alguns jogos bons na Fiorentina foi canvocado e inclusive está jogando de titular da seleção. Mas e Deigo do Werder Bremen? O cara é um dos melhores jogadores da Bundesliga e fica de fora da convocação.


O ataque é o setor da convocação mais assustador. Luís Fabiano fez uma temporada muiro fraca no Sevilla. Robinho foi muito irregular no Manchester City. A grande pergunta dessa convocação é: Cadê Grafite Dunga? Como é que pode, o artilheiro da Bundesliga ficar de fora da seleção brasileira? Para não falar de Amauri, que mais uma vez não foi convocado e, provavelmente se naturalizará italiano, que foi um dos principais destaques da Juventus na temporada.


Enfim, está foi, para mim, uma das piores convocação da seleção. Não pelos jogadores que atuam no Brasil e que foram convocados, estes já mereciam as vagas há muito tempo. O que quero contestar é a falta de critérios do Dunga para fazer uma convocação. Tanto na Europa como no Brasil há muitos jogadores que mereciam ser convocados para seleção, como os que citei e muitos outros. Entretanto, jogadores em má fase, que fizeram uma temporada fraca, apagados, foram convocados. Na minha modesta opinião, a convocação para uma seleção tem que ser feita a partir do que os atletas estão fazendo em seus clubes e a importância deles na seleção. Estes dois fatores deviam andar juntos, mas no caso da seleção brasileira, na maioria das convocações, só o segundo critério é levado em consideração.


Deixo aqui meu protesto para está convocação da seleção brasileira. Sem critérios e injusta com muitos jogadores, que tanto trabalham para realizarem um sonho, o sonho de vestirem a camisa da seleção brasileira, mas que estão vendo esse sonho ir embora por causa de critérios que ninguém entende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário