sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Leonardo e a recuperação da Inter


O que dizer da grande fase que a Inter de Milão vive no campeonato italiano e na copa da Itália? Foi graças à saída de Rafa Benítez ou à chegada de Leonardo ao comando técnico da equipe? Ou será, na verdade que foi o híbrido dos dois fatores? Bom, o fato é que a Inter, após a chegada do treinador brasileiro deu uma boa subida na tabela de classificação da Serie A e melhorou suas atuações em campo.
Leonardo chegou sob olhares desconfiados de muitos, mas com o tempo os resultados foram aparecendo, de maneira que a boa fase da equipe é credenciada a ele. Leonardo motivou os jogadores, deu a eles mais liberdade dentro de campo, principalmente ao setor ofensivo, não limitou jogadores como Samuel Eto’o, um ds grandes destaques da equipe na conquista da Uefa Champions League na temporada passada.
Por outro lado, taticamente percebe-se que a equipe de Leonardo se parece muito com a de Mourinho, que ganhou tudo que disputou na última temporada. Benítez também não modificou muito a formação lendária de Mourinho, mas mudou a forma de jogar da equipe. Aproximou mais Et’o e Pandev do ataque, que antes era preenchido apenas por Milito. Isso é suicídio. Obviamente não iria dar certo, mesmo que agradasse os adeptos do futebol ofensivo. Era, na verdade, uma falsa idéia de ofensividade, já que a defesa ficava muito desprotegida. E nem tocamos no assunto dos fortes apoios de Maicon....
Leonardo consertou a Inter, pelo menos na motivação e na formação tática. Muito se falou que Mourinho estava auxiliando Leonardo nesse processo, mas ele, na verdade, mostrou que conhece de futebol e “colocou os pontos nos is”. Thiago Motta voltou a ser titular absoluto ao lado de Cambiasso, Sneijder voltou a ter mais liberdade no meio, o marroquino Kharja, mesmo se questionando sua qualidade técnica para vestir a camisa da Inter, deu uma solução ao meio campo e Samuel Eto’o, enfim, começou a jogar mais no ataque.
A melhora é visível e inquestionável. Leonardo realmente trouxe a Inter de novo à luta pelo calcio e não apenas isso, buscou as boas atuações que ficaram esquecidas na épica temporada passada. Esperaremos ansiosos pelo resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário