segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vice campeão invicto? É possível

Muito se fala que o Vitória é o campeão dos vices, que é o time mais vice da história do futebol, que nasceu para ser vice, entre outros blá, blá, blás. Mas uma situação inusitada está se desenhando no Campeonato Italiano e, caso se concretize, o Vitória ganhará um concorrente neste duelo que nenhum clube gosta de participar.

A Juventus, maior campeã da história do Calcio com 27 Scudettos, atualmente está na segunda posição do certame, dois pontos abaixo do líder Milan. Comparada aos últimos anos, a campanha da Juve na atual edição da Serie A é muito boa. Comandada pelo ex-jogador e ídolo do clube Antonio Conte, a equipe enfim encontrou um padrão de jogo e conquista bons resultados, chegando a disputar o título.

Mas o fato curioso da campanha da Juve não é apenas o fato de ser o segundo colocado. Passadas 30 rodadas da Serie A, a equipe ainda não perdeu na competição. A bela campanha conta com 16 vitórias e 14 empates, além de ter a melhor defesa do certame com apenas 17 gols sofridos.

Caso o Milan não saia da ponta e a Juve não perca, teremos um inusitado caso de uma equipe invicta em um campeonato longo que não foi campeã.

O adversário de ontem, que poderia ser o algoz da campanha, acabou sendo derrotado sem muita dificuldade. Com gols do trabalhador zagueiro Bonucci, do polivalente meia Vidal e do veloz atacante Quagliarella, a Juve bateu o perigoso time do Napoli, comanadado pelo competente Walter Mazzari, pelo dilatado placar de 3 a 0.

E o resto da tabela não parece um bicho de sete cabeças para a equipe de Conte. Os adversários mais complicados serão Lazio e Roma, mas ambos os jogos serão disputados em Turim, na casa da Juve. Fora, a parada mais dura da equipe será o Palermo, já na próxima rodada.

Para o Milan, a principal pedra no caminho pode ser a arquirival Internazionale. O derby, com mando de campo para a Inter, acontecerá na penúltima rodada e poderá decidir o título. Os demais adversários dos rubronegros, a julgar pelas posições na tabela, não parecem oferecer risco ao título milanista.

A menos que os deuses do futebol nos preguem uma bela peça, a Juventus conquistará, ao final da temporada, o vice do Calcio de maneira invicta. Caso se concretize, este vice deixará a sensação para a torcida da Juve de que "não perdi, mas não levei". Um curioso caso de vice invicto.

Mas para quem pensa que este é o único caso da história, muito enganado está. Em 1979, o Milan venceu o Calcio com o Perugia, de Paolo Rossi, na segunda posição. Detalhe, o Perugia terminou o campeonato invicto.

A tabela é à favor e, possivelmente, teremos o caso do maior campeão da história do Calcio ser vice campeão de maneira invicta. Boa história para guardar e contar aos filhos e netos no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário